terça-feira, 27 de março de 2012

Brincadeira é coisa séria


Toda criança deve ter a oportunidade de brincar, pois é por meio da brincadeira que ela aprende a conviver, a respeitar regras, a criar e desenvolver estratégias. As brincadeiras aprendidas em casa, com parentes mais próximos tem significado especial, pois, além de preservarem uma cultura aprendida de geração em geração, trarão o fortalecimento dos laços afetivos de quem está brincando. É uma oportunidade única de dar gargalhadas, sorrir, conversar, fazer de conta, discordar, entrar em acordo e aprender muito.

Estudos mostram que crianças que tiveram oportunidade de brincar na infância demonstram melhor desenvolvimento e mais facilidade para interagir com outras pessoas. É importante ressaltar que hoje já se tem um olhar pedagógico para o ato de brincar, por isso as Creches incluem a brincadeira como a principal ferramenta para o desenvolvimento saudável da criança.
Nossa Creche acredita na importância vital do brincar e por isso está trabalhando o PROJETO BRINCAR com as turmas do BI, BII e Maternal. 
O projeto está disponível no Blog da escola e creche. O endereço eletrônico é esse: www.escolacabragagnolo.blogspot.com.br


PROJETO: BRINCAR

Justificativa:
"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000)
Sabemos que o brincar é um direito da criança como apresentam diversos documentos nacionais e internacionais:
Lei 8060, de 13 de julho de 1990 ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) acrescenta no capítulo II,Art.16, Inciso IV, que toda criança tem direito a brincar,praticar esportes e divertir-se.

· Declaração universal dos direitos da criança - ONU (20/11/1959)
"... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito". (Declaração universal dos direitos da criança, 1959)
· Associação internacional pelo direito da criança brincar - IPA 1979 (Malta), 1982 (Viena), 1989 (Barcelona)
Os princípios norteadores da Associação Internacional pelo Direito da Criança Brincar - IPA são:
Saúde
Brincar é essencial para saúde física e mental das crianças.
Educação
Brincar faz parte do processo da formação educativa do ser humano.
Bem estar - ação social
O brincar é fundamental para a vida familiar e comunitária.
Lazer no tempo livre
A criança precisa de tempo para brincar em seu tempo de lazer.

Para a professora CUNHA (1994), o brincar é uma característica primordial na vida das crianças. Segundo a autora em seu livro "Brinquedoteca: um mergulho no brincar" o brincar para a criança é importante:
· Porque é bom, é gostoso e dá felicidade, e ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso, a amar o próximo e a partilhar fraternalmente;
· Porque é brincando que a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades;
· Porque, brincando, a criança aprende com toda riqueza do aprender fazendo, espontaneamente, sem pressão ou medo de errar, mas com prazer pela aquisição do conhecimento;
· Porque, brincando, a criança desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo;
· Porque, brincando, aprende a participar das atividades, gratuitamente, pelo prazer de brincar, sem visar recompensa ou temer castigo, mas adquirindo o hábito de estar ocupada, fazendo alguma coisa inteligente e criativa;
· Porque, brincando, prepara-se para o futuro, experimentando o mundo ao seu redor dentro dos limites que a sua condição atual permite;
· Porque, brincando, a criança está nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida. (CUNHA, 1994, p. 11)
· Porque atualmente as crianças entendem como brincadeira os jogos eletrônicos, fazendo com que as crianças não se movimentem deixando-as estáticas e com isso vão ficando sedentárias e obesas. Já as brincadeiras tradicionais como: pular corda, brincar de roda... fazem com que as crianças se movimentem o todo tempo, gastando energia e dando liberdade para criar proporcionando alegria e prazer.
Sendo assim fica claro que o brincar para a criança não é uma questão apenas de pura diversão, mas também de educação, socialização, construção e pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
Acreditando na importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança é que faz este projeto.

Objetivo Geral
Propiciar as crianças as mais diversas formas de aprendizagem através de jogos e brincadeiras, proporcionando uma nova maneira de pensar sobre o brincar, resgatando os valores mais essenciais do ser humano, a capacidade de criar, expressar, transformar, aprender e crescer, como o intuito de trazer de volta o patrimônio lúdico-cultural nos diferentes contextos sócio-históricos.

Objetivos Específicos
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
· Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular... Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras
· Explorar e utilizar os movimentos de encaixe, lançamento... Para o uso de objetos;
· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir através de desenhos as personagens das músicas ou cantigas de roda;
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros;
· Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio de linguagem oral, contando suas vivências.
· Interessar-se pela leitura de historias: gravuras e imagens
· Participar de situações do cotidiano mantendo contato com livros, revistas, histórias em quadrinhos e outras literaturas;
· Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas e objetos diversos demonstrando curiosidade e interesse.

Conteúdos dentro dos eixos de trabalho
· Movimento;
· Música;
· Artes Visuais;
· Linguagem Oral e Escrita;
· Natureza; Sociedade;
· Matemática

Metodologia

O projeto será realizado a partir de atividades e situações que proporcionem um ambiente rico em aprendizagem, além de favorecer a criança recursos para que se desenvolva integralmente. A fim de contemplar aspectos sócio-afetivos, cognitivo e psicomotores, aliados às rotinas de cuidados.
· Atividades de rotina integrando o educar e cuidar, associados a brincadeiras;
· Hora de cantos;
· Literatura com fantoches;
· Vídeos: desenhos e musicais (proporcionando momentos com dança);
· Brincadeiras no solário com brinquedos;
· Brincadeiras de roda com cantigas;
· Trabalhos manuais.

Recursos Humanos
· Professoras, estagiárias
· Direção e funcionários
· Crianças e pais

Recursos Materiais
· Materiais didáticos variados;
· Sucatas;
· Caixas de papelão
· CDS
· Livros de literatura infantil
· Fantoches
· Brinquedos diversos da sala de aula (motocas, carrinhos...)
· DVDs, televisor
· EVA

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.

Considerações finais e sugestões
Acreditamos ter mostrado algumas idéias sobre o brincar. Agora cabe a cada professora fazer uma reflexão mais profunda sobre este tema tão maravilhoso e ao mesmo tempo misterioso. Esperamos que as informações contidas neste projeto possam ajudar na organização e planejamento de suas atividades.
Caro educador não esqueça que existem várias formas de brincar e nem sempre é preciso dinheiro para isso, só precisa de imaginação, ser criativo e acreditar em sonhos.

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