quinta-feira, 16 de julho de 2015

PARA VOCÊ LER E ENCANTAR-SE O CORDEL QUE VIROU CONTO


 A seca e o Inverno

 Cansados e castigados pela seca do nordeste A família de Valentina resolveu afastar o sol de seus corpos, Uma vez que num lugar distante dali o sol não seria tão quente e o céu seria mais azul.
É difícil chover mas depois que chove há muita festa para todo lado, as aves cantam e na mata é a maior alegria. O jacu gargalha em forma de festa, o juriti e o nambu não são diferentes. Pela noite graças eternas e a claridade de mil vaga- lumes. Mas mesmo assim resolveram partir.
Na viagem avistavam a terra úmida, as pastagens verdes e a passarada na maior gargalhada. Chegando em seu destino Valentina sentiu-se num verdadeiro paraíso e logo correu pelos campos conhecer o que tinha de mais lindo.
Seus pais já prepararam o aconchego de um lar simples, mas acolhedor. O tempo passou a seca também e de retorno a seus lares já tudo normalizado sentiram-se felizes na terra natal. Talvez seria melhor a seca e o aconchego do lar do que viver numa terra distante _Pensava Valentina, sentada a beira da estrada, observando o caboclo plantar suas sementes de algodão, ouvindo o jacu gargalhar, o juriti gemer, o nambu apitar e as abelhas zumbirem.



GABRIEL CARAFA 5º ANO PROFESSORA: LAURA - ENSINO FUNDAMENTAL I




 A SECA NO NORDESTE


Certo dia a família de João resolveu sair de sua terra castigada pela seca do Nordeste e viajar em direção ao Sul em busca de novas terras para plantar alimentos para sobrevivência de sua família.
 João só plantou quando chegou a chuva porque sabia que sua plantação vingaria de verdade . A natureza inteira ficou em festa, flores para todo lado. Até as aves cantavam fazendo uma festa para a boa colheita.
 Algumas aves cantam a noite inteirinha louvando a natureza. E quando amanhece o dia, alegre voa e gargalha o jacu, que vai à procura de alimento em outra plantação. À noite, João, fiel e modesto, feliz fica observando horas e horas mil vaga-lumes, sentindo o perfume das flores porque tem a certeza que, logo logo vai fazer uma bela colheita.




 ALUNO: EDIMAR AMALCABÚRIO - 5º ANO PROFESSORA: LAURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado com os animais - 5º ano - Prof(a) Loreli

Com o objetivo de despertar nos alunos o interesse de aprender mais sobre alguns cuidados que devemos ter com os animais, a professora Lorel...